Provas do Enem serão distribuídas e aplicadas “com total segurança”, garante Mercadante

25/10/2012 - 20h38

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (25) que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão nos pontos estratégicos para serem distribuídas aos locais onde serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Segundo o ministro, as provas serão distribuídas e aplicadas “com total segurança”.

Mercadante detalhou que o esquema de segurança em torno do transporte e distribuição das provas conta com 72 batalhões do Exército, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.

De acordo com o ministro, houve ainda reforço no treinamento dos fiscais que irão aplicar as provas. “Foi tudo reforçado. Esse é um grande desafio. Estamos falando de 450 mil pessoas orientadas com total segurança. Até agora, e estamos na véspera, esse trabalho já foi feito e não tivemos nenhuma dificuldade”, disse após participar de cerimônia no Palácio do Planalto para anúncio do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

Em relação à correção da redações, o ministro disse que haverá mudanças importantes na forma de correção e haverá aumento de 40% na equipe que fará o trabalho. Pela primeira vez os estudantes terão acesso às redações corrigidas e há um guia com orientações sobre a redação.

“Hoje tem um guia para redação que não tínhamos até então com todas as competências que são esperadas. As discrepâncias poderão ir para uma banca pra garantir maior objetividade possível e os estudantes, para fins pedagógicos, vão ter acesso às suas redações”, disse.

Algumas dicas foram dadas pelo ministro para os estudantes que vão fazer a prova em novembro entre elas, a atenção com o horário da prova e com o material necessário, como a caneta preta que é a única permitida para preencher a folha de respostas e fazer a redação, e um documento oficial com foto, além de ler com antecedência e atenção o manual da redação.

Edição: Fábio Massalli