Programa Cinema para Todos permite acesso gratuito de alunos da rede pública do Rio a filmes brasileiros

30/10/2012 - 20h50

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O filme Gonzaga – De Pai para Filho é o destaque da programação de outubro e novembro do programa Cinema para Todos, iniciativa do governo fluminense com o objetivo de estimular e democratizar o acesso de alunos da rede estadual às salas que exibem a produção cinematográfica brasileira. Com direito a um bate-papo com o diretor Breno Silveira, o filme foi apresentado na tarde de hoje (30) no 6º Salão do Livro da rede estadual de ensino, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, área central do Rio. Os alunos que participaram do debate receberam vale-ingresso do programa, para ver filmes brasileiros em qualquer cinema da cidade.

Breno Silveira também esteve presente em outra sessão especial do Cinema para Todos, para professores, na manhã de ontem (29) no Cinesystem da Ilha do Governador, na zona norte do Rio, e amanhã (31), às 10h30, participa de um encontro com alunos e educadores do município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Os secretários estaduais de Educação, Wilson Risolia, e de Cultura, Adriana Rattes, estarão presentes. Gonzaga - De Pai para Filho terá ainda sessões especiais em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no dia 6 de novembro, e no dia seguinte em Itaperuna, no noroeste do estado.

“Sempre faço um filme pensando no público que vai assisti-lo e é emocionante acompanhar a reação da plateia, como nestas sessões do Cinema para Todos”, disse Silveira, que em agosto último já tinha participado de encontros com alunos e professores, por ocasião da exibição de outro longa-metragem de sua autoria, À Beira do Caminho.

 

Edição: Aécio Amado