Dilma Roussef homenageia artistas, cineastas, poetas e intelectuais no Dia da Cultura

04/11/2012 - 15h16

Yara Aquino e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Artistas, cineastas, poetas e intelectuais serão homenageados amanhã (5) pela presidenta Dilma Rousseff em duas ocasiões em Brasília. Na primeira, será entregue a Ordem do Mérito Cultural, edição 2012, durante cerimônia no Palácio do Planalto. À noite, a presidenta oferece um jantar, no Palácio da Alvorada (residência oficial), aos 41 premiados.

A relação dos homenageados é mantida sob sigilo pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura. A expectativa é que a cerimônia, pela manhã, no Planalto, seja repleta de emoção, segundo os organizadores, pois 2012 marca os 100 anos de nascimento do compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, que será homenageado.

Todos os anos a Ordem do Mérito Cultural homenageia um nome da cultura brasileira. Desde 1995, ano da primeira cerimônia, mais de 500 personalidades e 60 instituições foram premiadas. A cerimônia marca o Dia Nacional da Cultura.

A Ordem do Mérito Cultural é o maior prêmio da cultura nacional e as personalidades são premiadas em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Já foram premiados os poetas Vinícius de Moraes e Clarice Lispector, os dramaturgos Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado, e o arquiteto Oscar Niemeyer, entre outros. 

Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e  analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra é da presidenta da República. Os nomes deverão ser publicados no Diário Oficial da União.

Edição: Fábio Massalli