Em Porto Rico, maioria dos eleitores quer integração plena com Estados Unidos

08/11/2012 - 10h05

Renata Giraldi e Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Brasília e Rio de Janeiro -  Em plebiscito, 1,3 milhão de eleitores de Porto Rico (Caribe) votaram ontem (7) sobre o status político do país, que mantém uma relação diferenciada com os Estados Unidos, de Estado incorporado ao território norte-americano. Para 61,15% dos eleitores, o país deve ser integrado totalmente aos Estados Unidos, 33,31% defendem a posição atual e 5,53% querem a independência.

Mais de 468 mil eleitores votaram em branco no plebiscito. Pela primeira vez, desde 1998, os eleitores foram às urnas para votar em um plebiscito não vinculativo (que não obriga necessariamente o governo a adotar a decisão). Os dados estão registrados na Comissão Nacional de Eleições.

O plebiscito ocorreu no mesmo momento em que houve eleições para a escolha do comissionado residente – principal líder do país. Nas eleições gerais, Pedro Pierluisi foi o vitorioso com 48,38% com uma margem mínima de votos em relação ao segundo colocado, Rafael Cox Alomar, que teve 47,31% dos votos.

As principais legendas políticas em Porto Rico são o Partido Novo Progressivo, o Partido Popular Democrático, o Partido Independentista Portorriquenho e o Partido Verde. No país, os eleitores vão às urnas para escolher 27 senadores e 51 deputados de oito distritos e 78 municípios que representam toda a região.

Com 3,9 milhões de habitantes, Porto Rico tem oficialmente dois idiomas – espanhol e inglês – e o debate mais constante no país é sobre as relações com os Estados Unidos. O presidente norte-americano, Barack Obama, é também o chefe de Estado de Porto Rico. A economia de Porto Rico é dominada pela agricultura e a produção de minerais. Há ainda investimentos no país em infraestrutura e na industrialização de vários setores.

Edição: Talita Cavalcante