Atualizada - Câmbio: Tombini diz que BC pode tomar medidas para que mercado funcione com normalidade

22/11/2012 - 12h54

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil não tem qualquer objetivo formal ou informal para a taxa de câmbio, enfatizou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Tombini destacou que o regime de câmbio no país é flutuante, com definição da taxa pelo mercado. Mas informou que o BC, se necessário, tomará medidas de precaução para fazer com que o mercado funcione “dentro da normalidade”.

“Há sempre necessidade de nos defender em um mundo em que as condições de liquidez são totalmente diferentes. Estamos em um nível em que o custo de dinheiro está muito baixo no mundo. Esse dinheiro pode entrar no país e sair muito rapidamente e deixar uma trilha de problemas como já ocorreu no passado”, disse Tombini.

O presidente do BC também disse que sempre no final do ano há oferta de dólares menor do que a demanda, mas esse movimento tende a se reverter no início do próximo período. Tombini destacou que se for preciso, o BC vai intervir no mercado para resolver a “questão temporária de liquidez na virada do ano”.

Edição: Talita Cavalcante