No Dia Estadual de Redução de Desastres, Rio promove simulados para orientar a população

29/11/2012 - 12h18


Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Com o objetivo de criar uma cultura de prevenção, a data de hoje (29) foi escolhida pelo governo do estado do Rio de Janeiro para marcar o Dia Estadual de Redução de Desastres. Este é o primeiro ano em a data é lembrada. A intenção é envolver a população por meio de exercícios simulados, que vão ocorrer nesta quinta-feira na capital fluminense e em mais quatro municípios da região serrana.

“Este dia é um marco, é um indicativo do governo do estado para a efetivação de políticas públicas de redução dos riscos de desastres. A participação da sociedade é fundamental para nós reduzirmos os riscos”, declarou o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões.

Os exercícios de desocupação de localidades com riscos de desabamento ocorrerão em 26 comunidades das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim e do Rio de Janeiro, que já dispõem de sistema de alerta de chuvas fortes. Na capital do estado, também haverá atividades em cerca de 100 prédios localizados no centro da cidade. O objetivo é simular a desocupação desses locais em casos de incêndios.

Para Simões, é necessário que os órgãos de Defesa Civil municipais tenham uma maior integração com o estado. Segundo ele, amanhã (30) uma reunião com todos os prefeitos eleitos vai começar a tratar da questão e dos resultados dos simulados de hoje. “É importante que os prefeitos organizem as suas defesas civis com quadros técnicos compatíveis com a responsabilidade que o tema exige”, destacou.

Outro passo importante para evitar as catástrofes é o mapeamento geológico, que está sendo feito pelo Departamento de Recursos Minerais do estado para identificar as áreas mais vulneráveis à chuva forte. “A partir desse conhecimento do risco, nós vamos avançar na implantação dos sistemas de alertas e alarmes”, disse Sérgio Simões.

De acordo com a Defesa Civil estadual, somente no município do Rio, 300 bombeiros vão atuar nos exercícios checando, com a população, as escadas de emergências, os extintores, os mapas de fuga, a iluminação e a sinalização de emergência das edificações. Já nas comunidades dos cinco municípios envolvidos nas ações serão tocadas as sirenes e os moradores serão levados para os pontos de apoio. Estima-se que 20 mil pessoas participem dos simulados.

Edição: Juliana Andrade