Reabilitação profissional é discutida em painel de conferência nacional

04/12/2012 - 19h30

Da Agência Brasil

Brasília - Um dos painéis mais procurados durante o primeiro dia da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi o que analisou o trabalho de reabilitação de trabalhadores acidentados. Os participantes apresentaram programas governamentais que promovem a inclusão e capacitação de trabalhadores com deficiência.

Participam do evento, 1.504 delegados e observadores dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal, eleitos em conferências estaduais e municipais.

Uma das iniciativas apresentadas no painel, o Programa de Reabilitação Profissional (PRP), do Ministério da Previdência, é baseado na reeducação e readaptação profissional e social das pessoas com deficiência, fornecendo órteses e próteses, além de avaliação geral das limitações, avaliações biopsicossociais e encaminhamento a programas de capacitação.

Segundo o diretor substituto do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência, Luiz Eduardo Alcântara de Melo, o PRP atendeu a 30.754 segurados, em 2011. “Precisamos ampliar a capacidade de receber as pessoas com deficiência e fornecer treinamentos adequados”, informou. Melo apontou ainda que 9% do total de atendidos puderam voltar ao trabalho.

A 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência prossegue até a próxima quinta-feira (6). Estão sendo discutidas políticas publicas para o setor, o que permitirá propor novas ações do governo para a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade brasileira.

Edição: Davi Oliveira