Rio lembra meio milhão de mortes violentas e pede reforma na polícia

05/12/2012 - 13h54

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A organização não governamental (ONG) Rio de Paz fez nesta quarta-feira (5) na areia da praia de Copacabana, zona sul do Rio, uma manifestação para lembrar os cerca de 500 mil homicídios registrados no país nos últimos dez anos.

O número consta de estudo do pesquisador Julio Jacobo, lançado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, pelo Centro de Estudos Latino-Americanos - Cebela e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Para mostrar a questão racial da violência, representantes da ONG despositaram grãos de feijão preto e branco sobre faixas vermelhas estendidas em frente à Avenida Princesa Isabel, uma das ruas mais movimentadas do bairro. Uma faixa mostrou a mensagem - Brasil: Meio Milhão de Assassinatos. Vergonha.  

De acordo com o presidente da ONG, Antônio Carlos Costa, o evento apresenta como reivindicações a reforma e a valorização da polícia, reforma do sistema prisional, estabelecimento de metas de redução de homicídios para todos os estados e transparência na apresentação das estatísticas estaduais sobre mortes violentas, além de políticas públicas para as comunidades pobres.

“É a coisa mais óbvia: qualquer entendedor de segurança pública sabe que sem essas coisas nós não vamos mudar o quadro. Sem isto, na próxima década vamos enterrar mais de meio milhão de pessoas”, ressaltou.

 

Edição Beto Coura / Atualizada às 14h57 desta quinta-feira (6) para acréscimo de informações.