Escritora Ana Maria Machado é reeleita para a presidência da Academia Brasileira de Letras

06/12/2012 - 19h37

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A escritora Ana Maria Machado foi reeleita hoje (6) presidenta da Academia Brasileira de Letras (ABL) para o ano de 2013, em votação secreta feita no Petit Trianon, sede da instituição, no centro do Rio. A chapa única, encabeçada pela escritora, tem os acadêmicos Geraldo Holanda Cavalcanti, secretário-geral, Domício Proença Filho, primeiro-secretário, Marco Lucchesi, segundo-secretário, e Evanildo Bechara, tesoureiro.

A votação, que começou às 16h, foi feita separadamente para cada cargo, conforme determinam os estatutos da ABL, sendo considerados eleitos os acadêmicos que obtiveram a maioria absoluta de 20 votos. A regra é a mesma para a admissão de novos membros da academia, que tem um total de 40 cadeiras.

Se algum dos candidatos não atingir a maioria absoluta, o estatuto prevê que sejam feitos até quatro escrutínios. Ao final da sessão, depois de anunciados os eleitos para 2013, ocorre a cerimônia de incineração das cédulas, uma tradição da instituição fundada por Machado de Assis em 1897.

A carioca Ana Maria Machado, que desde 2003 ocupa a cadeira número 1 da ABL, é considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras contemporâneas. Também jornalista, trabalhou em Paris e Londres, além de diversos veículos de comunicação no Brasil. A carreira literária teve início em 1969 e desde então Ana Maria Machado publicou nove romances, oito livros de ensaios e mais de 50 livros infantojuvenis, que venderam cerca de 19 milhões de exemplares.

A posse da diretoria para o novo mandato será na próxima quinta-feira (13), às 17h30, também no Petit Trianon.

 

Edição: Aécio Amado