Mursi decide anular decreto que aumentava impostos sobre produtos básicos no Egito

10/12/2012 - 8h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, anulou hoje (10) a ordem para elevar os  impostos sobre produtos básicos no país. A decisão foi tomada em meio a uma crise política e protestos contra o governo. O país se dividiu entre oposição e governo desde que Mursi editou e recentemente cancelou um decreto que aumentava seus poderes e reduzia os do Legislativo e Judiciário.

Por ordem de Mursi, o primeiro-ministro do Egito, Hicham Qandil, deve iniciar um “diálogo social”. A série de protestos no Egito começou há mais de uma semana e registra embates entre integrantes do governo e manifestantes.

Desde fevereiro de 2011, quando o então presidente Hosni Mubarak foi pressionado a renunciar, o país vive sob tensão. Após a renúncia de Mubarak, uma junta militar assumiu o poder. Mursi foi eleito com o apoio de vários segmentos da sociedade, inclusive a Irmandade Muçulmana, que era alijada no governo Mubarak.

A crise no Egito levou o governo a tomar medidas de austeridade, como a redução dos subsídios atribuídos ao gás butano e à eletricidade. As autoridades do país aguardam decisão do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o pedido de empréstimo de US$ 4,8 bilhões.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante