Calderón é denunciado no Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra

19/12/2012 - 13h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-presidente do México Felipe Calderón (2006-2012) foi denunciado hoje (19) no Tribunal Penal Internacional, em Haia, por crimes de guerra e pela imposição de um Estado de exceção. A denúncia foi apresentada por Humberto Moreira, ex-governador de Coahuila, ligado ao Partido Revolucionário Institucional (PRI). Moreira refere-se às ações do governo de combate aos cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas no México.

De acordo com Moreira, Calderón impôs um estado de exceção no México que não visava a proteger os civis e que acabava colocando em risco a vida da população.

"Meu filho morreu por causa da guerra louca e irresponsável do [ex-] presidente Calderón. Como meu filho, milhares de pessoas morreram", disse Moreira referindo-se ao assassinato do seu filho José Eduardo, em outubro. Segundo investigações, ele teria sido morto por integrantes do cartel Los Zetas.

O Partido de Ação Nacional (PAN), ao qual pertence Calderón, descreveu as acusações como "inaceitáveis, falsas e infundadas".

Em 2006, Calderón pôs em prática uma política de segurança, que incluiu o lançamento de uma operação militar contra os cartéis de drogas. Pelo menos 60 mil pessoas morreram no México após a implementação da política de segurança, de acordo com dados de organizações de direitos humanos.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Graça Adjuto