Decreto que adia obrigatoriedade do acordo ortográfico “vai mudar pouco a realidade”, diz acadêmico

28/12/2012 - 17h40

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O professor e autor de obras didáticas Domício Proença Filho disse hoje (28) à Agência Brasil que o decreto presidencial que adiou a obrigatoriedade de uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para 1º de janeiro de 2016 “vai mudar muito pouco a realidade brasileira”. Segundo lembrou, as novas regras já vêm sendo usadas largamente.

“O que vai acontecer  é que as regras vigentes  vão continuar convivendo com as novas regras”, explicou Proença Filho, que é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele observou que a mídia brasileira, “com pouquíssimas exceções”, adotou as novas regras. O mesmo ocorreu em relação aos livros didáticos, às novas obras  publicadas pelas editoras e às escolas, enfatizou.

O acordo que visa a padronizar as regras ortográficas foi assinado em 1990 com outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e suas regras passariam a ser obrigatórias já a partir de 1º de janeiro.  O decreto presidencial que estabelece o novo prazo de vigência do acordo foi publicado hoje (28), no Diário Oficial da União.

“O que vai acontecer é que as novas regras  do acordo de 1990 estão em vigor no Brasil e funcionando. A única coisa que muda com o decreto [presidencial] é que elas vão continuar convivendo com as anteriores. Ou seja, o período de adaptação é ampliado. Não vejo nenhum outro efeito, em um primeiro olhar”, insistiu.

O professor atribuiu o adiamento, “possivelmente”, à dimensão política do acordo, que foi assinado em 1990 por Angola,  Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Já o Timor Leste  aderiu ao acordo em 2004, após tornar-se independente. No Brasil, as novas regras estão em vigor desde janeiro de 2009, mas ainda não são de uso obrigatório.

Proença Filho lembrou que, no Brasil, a resistência  ao acordo foi muito pequena. “Não teve repercussão maior, a resistência à mudança. Então, o que vai acontecer com a prorrogação é o convívio das duas regras”.

Edição: Davi Oliveira