Morre Ottoni Fernandes Júnior, diretor internacional da EBC

30/12/2012 - 15h06

Da Agência Brasil

Brasília - Morreu nesta sexta  (28) Ottoni Guimarães Fernandes Júnior, diretor internacional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O jornalista estava na Patagônia argentina, na cidade de El Chaltén, província de Santa Cruz, e foi vítima de um infarto. O corpo está sendo preparado para ser trazido ao Brasil e o enterro deve ocorrer na próxima quarta-feira (2).

Ottoni Fernandes estava na EBC desde março deste ano. Antes de assumir a Diretoria Internacional da empresa, foi diretor de Comunicação do Instituto Lula, secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República entre 2007 e 2010, na gestão do ex-ministro Franklin Martins, e diretor de redação da revista Desafios do Desenvolvimento, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Trabalhou por 21 anos na Gazeta Mercantil, onde atuou de repórter a diretor-geral. Também foi redator-chefe da revista IstoÉ e editor da revista Exame.

Ex-guerrilheiro, Ottoni militou na Ação Libertadora Nacional (ALN) durante os primeiros anos da ditadura militar, até ser preso em 1970. Em 2004, o jornalista lançou o livro O Baú do Guerrilheiro – Memórias da Luta Armada, com memórias dos anos de prisão.

Edição: Graça Adjuto//Matéria alterada às 18h38 do dia 31.12.2012, no primeiro parágrafo, para correção do dia da morte de Ottoni Fernandes Júnior, visto que as primeiras informações davam conta de que ele havia morrido no domingo, dia 30. Foi incluído também o nome da cidade e da província onde o jornalista sofreu o infarto