Haitianos poderão passar hoje pela fonteira com a República Dominicana

10/01/2013 - 7h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da República Dominicana informaram que estará regularizada a partir de hoje (10) a passagem de haitianos pela fronteira. A estimativa é que mais de mil foram impedidos de passar porque estavam em situação irregular. O impasse durou cinco dias. Houve momentos de tensão e o governo da República Dominicana definiu o tema como prioridade.

O presidente da República Dominicana, Danilo Medina, vai se reunir com o ministro das Forças Armadas, Wall Siegfried, o diretor de Imigração, José Ricardo Taveras, e o embaixador do Haiti no país, Fritz Cineas, para discutir o assunto. As primeiras articulações foram conduzidas por uma comissão, formada pelo ministro do Interior e Polícia da República Domicana, José Ramón Fadul, funcionários do governo e o vice-ministro da Presidência, Luis Henrique Molina.
 
Durante as negociações entre as autoridades haitianas e dominicanas, ficou acertada a emissão de 80 mil vistos. Paralelamente, o governo da República Dominicana comprometeu-se a renovar os vistos já vencidos, assim como emitir os passaportes, sem documentos pessoais, como certidão de nascimento e carteira de identidade.

Desde o terremoto de janeiro de 2010, os haitianos sofrem as consequências da destruição do país. A busca por alternativas no exterior gerou um aumento de imigrantes não só para a República Dominicana como também para o Brasil, que elevou a quantidade de vistos emitidos.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto