Consulado em Porto Alegre será o quarto dos EUA no Brasil

21/01/2013 - 10h06

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil prepara para o final de 2014 o funcionamento do quarto consulado no país. O contrato de locação do novo consulado, que funcionará em Porto Alegre, será assinado amanhã (22) pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil,  Thomas Shannon. Em seguida, deverá ser agilizado o processo para a instalação de um consulado em Belo Horizonte.

O primeiro Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre foi aberto em 1918 e fechado em 1996, em decorrência da reestruturação no Departamento de Estado. Em abril de 2012, a secretária de Estado, Hillary Clinton, anunciou a abertura de mais dois consulados norte-americanos no Brasil – em Porto Alegre e Belo Horizonte.

A Embaixada dos Estados Unidos está localizada em Brasília e há mais três consulados: Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Além disso, existem três agências consulares no país, em Fortaleza, Manaus e Porto Alegre. Os locais funcionam para o atendimento a cidadãos brasileiros interessados na emissão de vistos.

De janeiro a dezembro de 2012, a embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil processaram 1.020.352 vistos. No mês de dezembro do mesmo ano, 66.932 vistos foram processados.

Em outubro, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou com Hillary Clinton sobre a busca de alternativas para facilitar as viagens entre norte-americanos e brasileiros. Na ocasião, Patriota demonstrou estar entusiasmado com a possibilidade de avançar nas facilidades.

“É uma discussão que começou com um novo espírito, mas também sob instrução de nossos líderes, o presidente [Barack] Obama e a presidenta Dilma Rousseff, e temos confiança de que continuaremos a avançar nos próximos anos”, ressaltou ele.

Edição: Talita Cavalcante