Paraná tem cinco municípios com casos de dengue

24/01/2013 - 17h19

Da Agência Brasil

Brasília- Os municípios paranaenses de Paranavaí, Japurá, Peabiru, São Carlos do Ivaí e Fênix registram casos de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, de agosto de 2012 até a semana passada, foram confirmados 1.269 casos da doença e houve 7.668 notificações. Em todo o estado foi registrado um caso de dengue hemorrágica.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador da Sala de Situação da Dengue no Paraná, Ronaldo Trevisan, informou que neste mês, a procura de pessoas com suspeitas de dengue aos serviços de saúde, teve um aumento “discreto” uma vez que mais de 90% dos casos são de tratamento ambulatorial. “Na primeira semana foram registrados 468 casos suspeitos, na segunda 948 e nesta semana foram 833”.

Na primeira semana do mês, seis pessoas foram internadas; na segunda semana, houve 10 internações e nesta semana, o número caiu pela metade. Segundo o coordenador, ainda há casos em análise. “Há pacientes que ainda estão aguardando o momento do exame, uma vez que a coleta [de material para exame] é feita a partir do sexto dia. Por isso ainda não temos todas as confirmações e descartes com relação a esses pacientes”.

Depois de esclarecer que a evolução da dengue para um caso grave é muito rápida, em torno do terceiro ou quarto dia do início dos sintomas, o secretário fez um alerta para quem apresentar algum sintoma da doença. “É muito importante que se procure o serviço médico o mais rápido possível, para que um profissional de saúde possa fazer uma boa avaliação clínica do paciente, inclusive suas condições de conformidade ou de complicação para o caso”.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.