Bilhete Único do Rio ganha reconhecimento internacional

27/01/2013 - 17h43

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o objetivo de proporcionar transporte mais barato para a população, o governo do estado do Rio implantou, em fevereiro de 2010, o programa Bilhete Único, iniciativa que ganhou reconhecimento internacional e que em 2012 atingia a marca de 2,24 milhões de usuários em 20 dos 92 municípios fluminense.

O êxito da iniciativa levou o Banco Mundial (Bird) a apontar, no ano passado, o programa como “uma das melhores práticas do mundo na área de subsídios aos usuários”. Segundo a instituição, por se tratar de controle on-line das viagens, o programa não subsidia os meios de transporte, mas diretamente o próprio usuário.

As informações sobre o andamento do programa estão disponibilizadas ao público nos sites dos órgãos de controle federais e estaduais, como a Receita Federal, o Tribunal de Contas do Estado do Rio, a Assembleia Legislativa (Alerj), Secretaria de Transportes e a Governadoria do Rio de Janeiro.

Ainda em 2012, o sucesso da iniciativa levou a Secretaria de Transportes a receber o prêmio de Melhor Programa de Transporte Público da América Latina durante um congresso em Dubai. A escolha foi feita pela União Internacional de Transportes Públicos, entre centenas de iniciativas espalhadas pelo mundo. No último dia 17, o secretário de Transportes, Júlio Lopes, esteve nos Estados Unidos, onde apresentou o Bilhete Único, em palestra transmitida a todas as agências ligadas ao Bird no mundo.

“Fiquei muito satisfeito com o reconhecimento internacional. A grande inteligência do Bilhete é que está todo vinculado ao CPF, ao sistema de controle da Receita Federal e, por isso, tem uma condição de monitoramento, de acompanhamento e de credibilidade maior do que qualquer sistema” , disse o secretário.

Segundo o governo do Estado, a eficiência do serviço chama a atenção de representantes de muitos países que visitam a Secretaria de Transportes, interessados em absorver know how e aplicar a tecnologia em outras cidades.  

O sistema de Bilhete Único Intermunicipal permite o embarque em até dois modais de transportes, sendo um deles intermunicipal, ao custo máximo de R$ 4,95. Antes restrito aos ônibus, hoje o programa abrange praticamente todos os modais de transportes prestados pelas concessionárias de serviços públicos, como os trens, metrô e barcas.

Estudo da Fundação Getulio Vargas, feito a partir da data da adoção do subsídio, constatou que a adoção do Bilhete Único pelo governo fluminense contribui diretamente para o crescimento no índice da empregabilidade no Grande Rio.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil