Blocos temáticos cariocas têm Beatles e cultura francesa no carnaval de rua

06/02/2013 - 20h53

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
                      
Rio de Janeiro - O surgimento de blocos temáticos tem sido uma constante no carnaval de rua do Rio de Janeiro, que a cada ano cresce em número de grupos e diversidade de foliões. Um exemplo é o Sargento Pimenta, que mistura ritmos carnavalescos à música dos Beatles. Criado por um grupo de amigos, o bloco fez seu primeiro desfile no carnaval de 2011, levando 5 mil pessoas às ruas do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. No ano passado, a mistura de ritmos e os arranjos sofisticados do bloco atraíram 60 mil foliões ao Parque do Flamengo, também na zona sul.

O sucesso levou o bloco a se apresentar em março para o príncipe Harry, neto da Rainha Elizabeth II, então em visita ao Rio de Janeiro, e em julho, nas Olimpíadas de Londres. Na próxima segunda-feira de carnaval (11), o Sargento Pimenta volta a desfilar no Parque do Flamengo, das 14h às 18h.

“O desfile na verdade é um grande show, com a banda de oito integrantes no alto de um trio elétrico e 80 ritmistas na pista”, diz João Pedro Severo, um dos criadores do bloco. A expectativa é que, a exemplo do ano passado, os foliões se espalhem  pelas pistas, pelos gramados e até sobre as passarelas do parque para pular e sambar ao som dos clássicos dos Beatles.

Além da inglesa, a cultura da França também não fica de fora da folia carioca. Pelo sexto ano consecutivo, a comunidade francófona do Rio, que abrange desde franceses residentes na cidade até brasileiros estudantes da língua ou amantes da cultura daquele país, bota na rua o Bloco Ulalá Balancê.

O desfile será no sábado de carnaval (9), das 15h às 18h, na praia de Copacabana, saindo do Posto Seis e seguindo em direção à Rua Figueiredo de Magalhães. O samba de 2013 é Dos Champs-Elysées à Avenida Atlântica, com versos que misturam Torre Eiffel e Cristo Redentor e citam Rimbaud e Coco Chanel.

A camiseta do bloco, que tem patrocínio de duas  instituições de ensino, a Aliança Francesa e o Liceu Moliére,  é assinada pelo designer brasileiro Gilson Martins.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil