Terremoto seguido por tsunami provocou nove mortes nas Ilhas Salomão

07/02/2013 - 7h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O terremoto, de 8 graus na escala Richter, seguido de tsunami causou nove mortos nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, segundo as autoridades locais. Cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas, 70 casas e quatro escolas, destruídas, e estradas, encobertas. A agência de promoção de investimentos filipina, Peza, informou que há carência de  água potável.

Após o terremoto seguido por tsunami, houve cerca de 40 réplicas com uma intensidade até 7 graus na escala Richter que se prolongaram hoje (7). A réplica mais violenta foi registrada no Sudeste, em Santa Cruz.

O comissário de Polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, disse que há pessoas consideradas desaparecidas e um número indeterminado de feridos sendo atendidos por médicos e equipes de enfermagem.

As equipes médicas e de salvamento seguem em direção à Ilha de Santa Cruz, a mais afetada do país, enquanto as autoridades tentam reparar a pista do aeroporto de Lata, capital, para facilitar a chegada de ajuda humanitária.

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter causou 52 mortos nas Ilhas Salomão – país que é formado por aproximadamente mil ilhas com uma população estimada em 523 mil pessoas. As Ilhas Salomão estão no Anel de Fogo do Pacífico – área de grande atividade sísmica e vulcânica.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante