Mais de 20 famílias já saíram de casa em Rio Branco por causa da cheia do Rio Acre

12/02/2013 - 16h05

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A cheia do Rio Acre fez com que 21 famílias saíssem de suas casas em Rio Branco (AC) de ontem para hoje (12). As águas não chegaram a atingir as residências, mas as pessoas tiveram que ir para outros locais porque estavam ilhadas em casa.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da capital, seis famílias estão temporariamente no Parque de Exposições da cidade e 15 foram removidas para casas de parentes.

Ontem (11), o nível do rio chegou a 14,11 metros, mas hoje de manhã já tinha baixado para 14,06. O retorno às casas só deve ser normalizado quando o nível chegar a cerca de 10 metros. Hoje, o tempo está bom na região, mas há previsão de chuva para os próximos dias.

O nível das águas vem subindo desde a semana passada e, na última sexta-feira (8), o rio ultrapassou os 12 metros, marca a partir da qual a prefeitura de Rio Branco aciona um plano de contingência. O plano de contingência municipal prevê, além do serviço de acolhimento de eventuais desabrigados, a remoção das famílias que forem desalojadas para a casa de parentes .

Quatro bairros da região mais baixa de Rio Branco já foram atingidos pelas águas do Rio Acre: Ayrton Senna, Taquari, Seis de Agosto e Baixada da Habitasa, de acordo com a Defesa Civil do estado.

Os moradores que necessitarem de remoção das áreas atingidas pela águas podem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.