Santa Catarina registra novos ataques na madrugada

12/02/2013 - 12h33

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O estado de Santa Catarina teve hoje (12) mais uma madrugada com registro de ataques. Foram três ocorrências nos municípios de Chapecó, Tubarão e Imbituba, de acordo com a Polícia Militar (PM). Com os novos registros, chega a 94 o número de ataques notificados em 29 municípios.

Dois veículos foram incendiados, um particular em Chapecó e uma viatura da Guarda Municipal no município de Tubarão. Em Imbituba, uma pedra foi atirada no fórum localizado no centro da cidade, com um bilhete contendo a ameaça de que seria ateado fogo ao prédio. Segundo informações do major da PM João Batista Réus, a polícia contabiliza até agora 52 pessoas presas, sendo 17 menores de idade.

O policiamento continua reforçado em todo o estado, com patrulhamento intensivo nas ruas. “A polícia está atuando para coibir esses fatos o mais breve possível e recomendamos que a população procure manter a tranquilidade”, diz o major.

A série de ataques violentos no estado ocorre desde o dia 30 de janeiro. Segundo a Polícia Civil, criminosos encarcerados estão ordenando os atos de violência. As ações podem estar relacionadas a excessos cometidos por agentes penitenciários em uma operação pente-fino no Presídio de Joinville, no dia 18 de janeiro. As imagens do circuito interno mostram agentes penitenciários utilizando spray de pimenta e disparando balas de borracha, mesmo com os presos sob controle.

Na tentativa de conter a onda de ataques, o governo de Santa Catarina decidiu transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil