Governador de SC deve aceitar Força Nacional de Segurança para conter ataques

13/02/2013 - 11h17

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na tentativa de conter a onda de ataques em Santa Catarina, o governador do estado, Raimundo Colombo, deve aceitar o auxílio da Força Nacional de Segurança. Segundo informações da assessoria de imprensa do governo catarinense, Colombo está em “contato permanente” com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e detalhes da operação, como número de homens a serem enviados e formas de atuação das tropas, ainda serão definidos.

Na semana passada, o ministro colocou a Força Nacional à disposição do estado, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, mas o reforço foi descartado pelo governador que alegou, em nota, não ter recorrido às tropas federais por “questões técnicas”, ressaltando contar com "o efetivo necessário". Para conter a violência, Raimundo Colombo havia decidido transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais, aceitando outra oferta do Ministério da Justiça, segundo o qual há 300 vagas disponíveis para esse tipo de movimentação.

De acordo com o último relatório da Polícia Militar, foi registrado mais um ataque no início da manhã de hoje (13) em Florianópolis. Dois homens atearam fogo a um ônibus de uma empresa de turismo no momento em que saía da garagem. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi detido. Com a ocorrência, o total de atentados chega a 96 em 30 municípios catarinenses.

A série de ataques violentos em Santa Catarina ocorre desde o dia 30 de janeiro. As autoridades trabalham com a hipótese de as ações estarem relacionadas a excessos cometidos por agentes penitenciários em uma operação pente-fino no Presídio de Joinville, no dia 18 de janeiro. As imagens do circuito interno mostram agentes penitenciários utilizando spray de pimenta e disparando balas de borracha, mesmo com os presos sob controle.

Durante o feriado de carnaval, equipes do Departamento de Administração Prisional (Deap) fizeram operação simultânea nas unidades prisionais do estado para reforçar os procedimentos de segurança, acompanhar os horários de entrada e saída de visitas, de banho de sol e outras rotinas. Segundo o diretor do Deap, Leandro Lima, a visita das equipes às unidades, que ocorre em vários feriados prolongados para garantir a segurança dos presos, da população e dos agentes penitenciários, desta vez contou com o dobro de agentes.

“Elas sempre acontecem em feriados, mas por causa da situação que o estado vive [em função da onda de violência] as visitas tiveram reforço de profissionais”, disse, acrescentando que a operação tem caráter preventivo.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil