Público ajuda a escolher produções que serão apresentadas no festival Sesc Melhores Filmes

22/02/2013 - 10h41

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Com 39 anos de existência, o festival Sesc Melhores Filmes encerra no próximo domingo (24) o período de votação, de crítica e de público, para escolha da programação do evento deste ano. O intuito é selecionar os 30 melhores filmes nacionais e internacionais dentre 309 películas lançadas em 2012 em São Paulo. O evento terá início no dia 4 de abril, a preços populares.

“Esse é um festival que tem uma longa história com São Paulo. Ele foi o primeiro festival, nesses modos, que se instalou na cidade. Começou em uma unidade do Sesc ainda durante o período militar”, disse Gilson Packer, gerente do CineSesc.

Naquela época, disse Packer, somente os críticos participavam da votação, mas, atualmente, o público também ajuda a escolher os melhores filmes. “Isso [a participação do público] é fundamental para a formatação da programação. O festival promove o exercício do voto. Essa é uma ação que envolve o aspecto da cidadania das pessoas. E ele [evento] também é fundamental no sentido de que se consegue trazer para a plateia de São Paulo a possibilidade de assistir filmes a um custo baixo”, disse.

Segundo Packer, 15 dos filmes selecionados serão apresentados em mais 16 cidades do estado. “Parte dessa programação circulará pelas unidades do Sesc no interior [do estado], simultaneamente”, falou o gerente do Cinesesc, em entrevista à Agência Brasil. Parte da programação do festival também será apresentada no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici).

Neste ano, o festival vai apresentar uma novidade: toda a programação exibida no CineSesc, na região da Avenida Paulista, contará com legendas open caption e audiodescrição - recursos que auxiliam deficientes visuais e auditivos.

Os interessados podem ajudar a selecionar os melhores filmes de 2012 por meio do site http://melhoresfilmes.sescsp.org.br/.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil