Acordo de paz para se negociação com as Farc não avançar, diz presidente da Colômbia

23/02/2013 - 20h33

Da Agência Brasil*

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse hoje (23) que se as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não avançarem, não dará andamento no acordo de paz com a guerrilha, que vem sendo articulado em Havana (Cuba), segundo informações da televisão estatal Telesur.

“A medida que avançarmos, estaremos satisfeitos. Sem avanços, paramos a mesa [de negociação]”, disse o presidente. “O que esperamos é avançar em Cuba para chegar a um acordo. E assim se firmar a paz por meio de acordos, e não de cartas, manifestações, e sim de acordos concretos”.

Santos acrescentou que “as regras do jogo são muito claras”. “Aqui não há trégua de nenhuma natureza, nem militar, judicial e nem verbal. Essas são as condições impostas desde o início”.

As Farc reagiram ontem (22) ao anúncio do governo colombiano de que irá entregar a camponeses 500 mil hectares de terra que teriam sido usurpados pela guerrilha. Segundo comunicado do líder máximo das Farc, Timoleón Jiménez, conhecido como Timochenko, a atitude “coloca em dúvida se o governo quer mesmo a paz”.

No comunicado, a guerrilha pediu a criação de uma comissão composta por representantes do governo, das Farc e de organizações sociais para investigar a situação real das terras em San Vicente de Caguán, departamento de Caquetá, Sudeste do país, onde o presidente Juan Manuel Santos anunciou a entrega de títulos aos camponeses.

*Com informações da televisão estatal Telesur

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil