Governo colombiano e Farc anunciam avanços na negociação de paz

01/03/2013 - 19h29

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil / EBC

Bogotá - O chefe dos negociadores do governo colombiano no processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Humberto de la Calle, disse hoje (1º), ao terminar a sexta rodada de conversações com a guerrilha, que os "diálogos passaram da aproximação para os acordos". Do mesmo modo, Ivan Márquez, dirigente da guerrilha na negociação, declarou que o processo está "caminhando em direção à paz". Os dois deram entrevista em Havana, Cuba, onde são feitas as reuniões.

O desenvolvimento rural é o primeiro ponto de uma lista de cinco temas na negociação destinada a colocar fim ao conflito armado colombiano. O representante do governo declarou que o tema da ocupação territorial teve avanços significativos. Desde janeiro, a reforma agrária é debatida. “Estamos conversando com as Farc para chegar a acordos, para alcançarmos um processo de desenvolvimento rural efetivo, porque é uma prioridade do governo”, declarou La Calle.

Ivan Márquez disse que o presidente do país, Juan Manuel Santos, deve levar em conta que a restituição de terras no país precisa ser prioridade frente aos interesses dos grandes proprietários de terra. "O governo deve priorizar os camponeses, sobre as multinacionais, que são as maiores proprietárias de terras", pediu o dirigente das Farc.

Desde que o processo de paz foi iniciado, em novembro de 2012, é a primeira vez que o governo colombiano sinaliza ter havido avanço rumo a um acordo sobre o tema da terra. Além do desenvolvimento rural, a agenda de negociações investigará outros quatro temas: garantias de participação política dos líderes da guerrilha, o desarmamento, a reintegração civil dos ex-guerrilheiros e o problema do narcotráfico.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-02-28/farc-reafirmam-interesse-em-saida-politica-para-conflito-armado