Cadastramento de pessoas que inalaram fumaça de incêndio em boate começa amanhã

03/03/2013 - 12h40

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pessoas que tiveram contato com gases tóxicos produzidos pela fumaça do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), podem se cadastrar a partir de amanhã (4) para um mutirão de atendimento clínico e psicossocial promovido pelo Ministério da Saúde.

O mutirão se destina tanto aos pacientes internados e que tiveram alta quanto às pessoas que estavam na boate ou que participaram do resgate e tiveram contato com a fumaça tóxica liberada durante o incêndio, além de parentes. As consultas, de acordo com a pasta, começam no próximo sábado (9) no Hospital Universitário de Santa Maria.

Serão consideradas três prioridades: pacientes que foram internados com comprometimento pulmonar e/ou queimaduras; pessoas que tiveram contato na boate com os gases e inalantes; e amigos e parentes das vítimas que precisam de apoio psicológico.

Pacientes que ficaram internados em situação mais grave terão prioridade na avaliação clínica. Todas as pessoas que procurarem o serviço serão submetidas a uma triagem inicial para a realização de exames e a definição do procedimento clínico que será adotado.

Quem teve contato com os gases tóxicos produzidos pela fumaça do incêndio mas não desenvolveu quadro pulmonar grave e, portanto, não foi internado também será chamado para avaliação clínica e pulmonar no hospital.

Dados do governo federal indicam que 570 vítimas do incêndio foram atendidas pelos serviços de saúde de Santa Maria. Entre os dias 1º e 25 de fevereiro, foram realizados mais de 1.300 atendimentos psicossociais. Ao todo, 240 pessoas morreram na tragédia.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil