Refugiados da Síria superam 1 milhão de pessoas, diz ONU

06/03/2013 - 9h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados (Acnur) informou que o número de refugiados da Síria superou 1 milhão de pessoas, nos dois anos de crise que atinge o país. A disputa entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição é cercada por violência e denúncias de violação de direitos humanos. Pelos dados da ONU, pelo menos metade dos refugiados é composta de crianças.

O alto comissário para os refugiados, Antônio Guterres, reiterou a preocupação com os deslocamentos das pessoas internamente na Síria e as ameaças aos civis. "A Síria caminha para um desastre de grande escala", disse, lembrando que deve ser feito um esforço coletivo para ajudar os civis sírios.

Guterres disse ainda que as agências humanitárias receberam apenas 25% do financiamento necessário. Mas ele reconheceu o apoio de governos vizinhos à Síria, como o Líbano, a Jordânia, a Turquia, o Iraque e o Egito, este último em menor escala, que recebe os refugiados. De acordo com Guterres, cerca de 10 mil refugiados chegam, por dia, a esses países.

O alto comissário alertou que alguns dos países que mais recebem refugiados sírios sofrem com o aumento da população. Na Jordânia, serviços de abastecimento de água, assistência médica e educação estão chegando ao limite. Na Turquia, o investimento é na construção de 17 acampamentos para os refugiados.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo