Em novo levantamento, Conab estima expansão de 10,5% na safra de grãos

07/03/2013 - 11h25

Da Agência Brasil

Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção nacional de grãos da safra 2012/2013 deve alcançar 183,5 milhões de toneladas. A projeção faz parte do sexto levantamento da safra atual. O volume representa um aumento de 10,5% sobre os 166,1 milhões de toneladas do ciclo anterior.

A Conab também informou que, em relação ao último levantamento, houve redução de 0,8% na estimativa por causa das condições climáticas adversas no período da pesquisa, como o excesso de chuva na Região Centro-Oeste e a estiagem no Sul do país.

A soja continua sendo o destaque entre os grãos, com um crescimento previsto de 23,6% sobre os 66,3 milhões de toneladas da última safra e uma produção estimada em 82 milhões de toneladas. O milho segunda safra também apresenta bom desempenho, com aumento de 5,5%. Devem ser produzidos 41,2 milhões de toneladas, ante as 39,1 milhões de toneladas da safra passada. De acordo com a Conab, o número supera a produção do milho primeira safra,  estimada em 34,7 milhões de toneladas. A estatal destaca ainda o arroz, que deve obter  crescimento de 3,9%, ao passar de 11,6 milhões para 12 milhões de toneladas.

Sobre a área total de plantio de grãos, o governo anunciou um crescimento estimado de 4,1% em comparação com a safra passada (50,8 milhões de hectares) e chegou a 52,9 milhões hectares. As culturas de soja e milho obtiveram também os melhores desempenhos em área plantada, informou a Conab. No caso da soja, o aumento deve chegar a 10,4%, passando de 25 milhões para 27,6 milhões de hectares. Já o milho segunda safra ampliou a área em 8,6%, passando de 7,6 milhões para 8,3 milhões de hectares.

Foram ouvidos, no período de 18 a 22 de fevereiro, representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção e atualizadas as informações de área, produção e comportamento climático nos estados do Centro-Sul, assim como do oeste da Bahia e do sul do Piauí e Maranhão, além dos estados de Rondônia e doTocantins.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil