Varejo inicia o ano com retomada do crescimento do volume de vendas

14/03/2013 - 11h16

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O volume de vendas do comércio varejista retomou o crescimento em janeiro, com um aumento de 0,6% em relação ao último mês de 2012, informou hoje (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal do varejo também variou positivamente, pelo oitavo mês seguido, com alta de 1,3%.

Na comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 5,9% no volume de vendas, enquanto a receita nominal cresceu 12,4%. Com a alta obtida em janeiro, as variações acumuladas ao longo de 12 meses chegam a 8,3% e 12,3%, respectivamente.

O instituto atribuiu a alta de 5,9% ante janeiro de 2012 principalmente à expansão de 3,4% do segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos nesse período. O bom desempenho do setor foi responsável por 30% do avanço no volume de vendas nesse tipo de comparação.

Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos no volume de vendas ante dezembro, com destaque para equipamentos e material de escritório, informática e comunicação, com crescimento de 18,5%. Os dois setores que obtiveram números negativos foram tecidos, vestuário e calçados (-0,4%) e móveis e eletrodomésticos (-2,6%).

Também cresceram outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); material de construção (1,3%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,5%).

O varejo ampliado, que inclui os setores veículos e motos, partes e peças (-1,2%) e materiais de construção (1,3%), além dos oito do varejo comum, subiu 0,3%, com alta da receita nominal em 1,6%. Na comparação com janeiro de 2012, o volume de vendas cresceu 7,1% e a receita nominal, 10,2%.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil