ONU alerta para violações de direitos humanos na República Centro-Africana

25/03/2013 - 15h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, advertiu hoje (25) estar preocupado com os “graves relatos de violações de direitos humanos” na República Centro-Africana (RCA). Ontem (24), o país foi alvo de um golpe de Estado, no qual foi deposto o presidente François Bozizé - que se refugiou em Camarões.

Ban Ki-moon defendeu a punição dos “responsáveis ​​por cometer tais violações” na República Centro-Africana. Pelos relatos, ao menos nove soldados sul-africanos foram mortos ontem (24) ao tentar impedir a ação dos rebeldes que tomaram Bangui, a capital da República Centro-Africana.

Houve também relatos de saques na capital, incluindo escritórios da ONU. Segundo funcionários, estão sendo tomadas precauções para proteger o pessoal e os equipamentos das Nações Unidas. A diretora nacional do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), Amy Martin, descreveu a situação de segurança na capital como imprevisível.

Os funcionários que atuam em áreas consideradas não essenciais estão temporariamente em Yaoundé, Camarões. Segundo a ONU, 1,5 milhão de pessoas na República Centro-Africana precisam de assistência.

Os rebeldes que depuseram o presidente Bozizé o acusam de descumprir o acordo de paz, assinado em 11 de janeiro, em Libreville, Gabão. Nele, foi negociado um cessar-fogo e a criação de um governo de unidade nacional.  

 

*Com informações da agência de notícias das Nações Unidas   //   Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil