Acre decreta estado de emergência em municípios na rota da imigração ilegal

09/04/2013 - 20h42

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governador do Acre, Tião Viana, decretou hoje (9) estado de emergência social nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. As duas cidades fazem fronteira com a Bolívia e são as duas principais portas de entrada de imigrantes ilegais haitianos e de outras nacionalidades.

O decreto será publicado amanhã (10), no Diário Oficial do estado. Viana pôs em “alerta máximo” as secretarias de Justiça e Direitos Humanos e a de Desenvolvimento Social. O objetivo é garantir instrumentos necessários para que as pastas desenvolvam ações emergenciais humanitárias nos dois municípios.

Pelo decreto, todas as demais secretarias e órgãos estaduais deverão priorizar as demandas apresentadas pelas pastas da Justiça e do Desenvolvimento social. Caberá à Secretaria de Saúde minimizar os riscos de contaminação por qualquer enfermidade da população de Brasileia e Epitaciolândia. Os imigrantes, a maioria transportados por coiotes (agenciadores de imigrantes ilegais),  muitas vezes chegam ao Brasil com doenças típicas de regiões de clima tropical, como malária e febre amarela, o que põe em risco a saúde da população local.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil