Petrobras confirma diminuição da importação de diesel e gasolina

09/04/2013 - 20h00

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro-  A Petrobras informou hoje (9) que o aumento de refino de petróleo nos primeiros três meses do ano permitiu reduzir a importação em 10 mil barris/dia de gasolina e diesel. A medida pode diminuir a defasagem de preços entre a compra fora do país e a venda de combustível no mercado interno e que tem influenciado no resultado econômico da companhia.

Durante apresentação de dados na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza, disse que foram importados entre 240 mil e 245 mil barris por dia no primeiro trimestre do ano, menos que no mesmo período do ano passado. A tendência é que, no restante do ano, a importação suba, mas pouco.

“Vai subir um pouquinho, mas não muito porque teremos as produções das refinarias. Teremos  períodos de sazonalidade, mas nossa expectativa é baixar”, disse. Com um crescimento do mercado estimado em 4%, a tendência é manter a redução em 10 mil barris/dia.

Dos  240 mil barris importados, 190 mil são de diesel e 50 mil de gasolina, segundo Consenza. O resultado reflete o desempenho das refinarias da companhia, que segundo o diretor bateu recorde no último domingo (7) com o refino de 2,149 milhões de barris. A empresa pretende divulgar os dados completos do primeiro trimestre de 2012 no final do mês de abril.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil