Sesc comemora aniversário de biblioteca de partituras online com concertos em 26 estados

09/04/2013 - 22h47

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Serviço Social do Comércio (Sesc) comemora no próximo sábado (13) o primeiro aniversário do projeto Sesc Partituras, que tem como objetivo o resgate da música erudita brasileira, com 26 concertos em 24 estados do país. Em cada um deles foram convidados para as apresentações músicos, corais e orquestras locais, como forma de incentivar os artistas regionais.

Única biblioteca online de partituras, com acervo exclusivamente de compositores brasileiros, o projeto disponibiliza gratuitamente obras na íntegra, desde o período colonial até os dias atuais. Algumas das partituras, algumas composições são acompanhadas de arquivos de áudio no formado MP3, com a execução mecânica da partitura, gerada por um software de editoração.

“Nosso principal objetivo é preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso”,  explica a coordenadora do projeto, Sylvia Guida. Muitos dos compositores incluídos no acervo ainda são jovens, conhecidos apenas nas suas regiões. O site do projeto tem uma média de 4.500 acessos por mês e, além de todo o conteúdo da biblioteca, oferece aos músicos a possibilidade de inclusão de suas novas obras. Para isso, há um canal de comunicação direta com os administradores do projeto.

Entre outros, estão confirmados na programação que celebra o aniversário do Sesc Partituras as orquestras Sinfônica de Teresina (PI), Sergipana de Contrabaixos (SE) e Sinfônica dos Girassóis (TO), os quintetos de Sopros da Amazonas Filarmônica (AM) e de Cordas Unisinos (RS), os quartetos Musical (DF), de Trombones da Paraíba (PB) e o trio Caldo de Cana (MS). Em alguns estados, vão se apresentar solistas, como o violonista Nonato Leal (AP), o violinista Anderson Rocha (GO) e o pianista Marcos Aragoni (SP).

No Rio de Janeiro, o concerto será do Quinteto Lorenzo Fernandez, às 19h, no Teatro da Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), na Avenida Ayrton Senna, 5677, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. No repertório, obras dos compositores Ernesto Nazareth, Guerra Peixe, Francisco Mignone, Orlando Alves e Rafael Bezerra.

A programação completa dos concertos nas demais capitais está disponível no site do projeto.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil