Manifestação pede retorno de transplantes de rins e fígado em hospital de Bonsucesso

25/04/2013 - 15h51

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Profissionais de saúde fizeram na manhã de hoje (25)  manifestação pelo retorno dos transplantes de rins e fígado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), zona norte do Rio. O ato ocorreu em frente ao portão principal da unidade e contou também com a presença de pacientes transplantados.

Os transplantes no Hospital Federal de Bonsucesso foram suspensos em dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, sob a alegação de que não havia equipe médica capacitada para realizar o procedimento. Na última sexta-feira (20), no entanto, a 11ª Vara Federal do Rio determinou que o Ministério da Saúde terá de restabelecer em 15 dias as equipes médicas e colocar os centros cirúrgicos em condição de funcionamento.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev), Osvaldo Mendes, é necessário ter um hospital que trabalhe especialmente no tratamento de problemas renais. “A importância é justamente fazer com que o paciente renal seja atendido e que tenha o rim recuperado, através do transplante. Trata-se de um ser humano que busca o serviço público de saúde e encontra aqui no Hospital de Bonsucesso esse atendimento.”

Já o presidente da Associação de Movimentos dos Renais Vivos e Transplantados do estado do Rio de Janeiro, Roque da Silva, disse que a manifestação chama a atenção da sociedade para o fato de uma decisão judicial garantir a volta dos transplantes.

O paciente Cláudio Marcos da Silva, que recebe hemodiálise no hospital, falou sobre a importância da unidade para que seu tratamento continue. “Creio que o tratamento que fazemos aqui é muito sério, muito importante para a gente. Se fechar, para onde a gente vai? Não tenho recursos para ir para outros lugares, estou começando o tratamento para hemodiálise agora. O único hospital que eu encontrei as portas abertas foi aqui”, disse.

O Hospital Federal de Bonsucesso é referência nacional nas áreas de cirurgias renais e hepáticos, sendo responsável por pelo menos 75% dos transplantes de rins no estado do Rio de Janeiro. É, além disso, é a única unidade que realiza a cirurgia em crianças no estado.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil