Brasil apoia iniciativa da Rússia e dos EUA em buscar uma solução negociada para a Síria

08/05/2013 - 12h52

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo do Brasil apoia a iniciativa das autoridades da Rússia e dos Estados Unidos em buscar uma solução política negociada para o fim da crise na Síria. Há dois anos em guerra, a Síria é alvo de preocupação internacional devido às mais de 70 mil mortes e denúncias de violações de direitos humanos. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, marcaram uma reunião para os próximos dias para tentar um acordo para a região.

“Recebemos as informações sobre esses esforços com particular satisfação por ser uma iniciativa que busca uma solução política e negociada com a participação dos sírios”, ressaltou hoje (8) à Agência Brasil o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes.

Tovar lembrou que desde o início dos conflitos na Síria o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, defendeu a busca por uma solução negociada (não armada) na região. “De fato há um nível inaceitável de violência na Síria, mas aprovar uma intervenção militar na região não é a alternativa”, disse o embaixador.

Integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e Liga Árabe elogiaram a iniciativa da Rússia e dos Estados Unidos. O assunto também deve ser tratado hoje durante reunião da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Egito, Mouhamed Mursi, em Brasília. A discussão sobre a crise nos países muçulmanos está prevista entre os temas da conversa de Mursi e Dilma.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil