Participantes da 16ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica fazem provas hoje

10/05/2013 - 15h17

Da Agência Brasil

Brasília - As provas da 16ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão sendo aplicadas hoje(10) em todo o Brasil. Cerca de 1 milhão de estudantes de 17 mil escolas participam desta edição. A avaliação tem quatro níveis: três para o ensino fundamental e um para o ensino médio.

Todos os estudantes, professores e estabelecimentos de ensino receberão certificado de participação. Além disso, serão distribuídas 34 mil medalhas. A missão principal da OBA é informar os jovens sobre as ciências espaciais e instigar seu interesse.

Segundo o professor João Canalle, coordenador do projeto e membro do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os 500 alunos do ensino médio que tiverem melhor desempenho serão chamados para um novo processo de capacitação, que selecionará os dez melhores para disputar a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Atualmente, cinco jovens estão em período de treinamento para participar da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. Todos eles participaram da OBA de 2012 e ficaram entre 500 melhores. Hoje é também o dia ultimo dia para o envio de material dos participantes da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), evento vinculado à olimpíada. Para a mostra, os estudantes constroem protótipos de foguetes.

O material usado nos protótipos é definido de acordo com o nível do participante. Do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental (nível um), só é permitido usar canudinhos de refrigerante. Os participantes que estão no quarto e no quinto anos ( nivel dois), devem usar tubinhos de papel, enquanto os alunos do sexto ao nono ano (nível três) usarão garrafas PET e ar comprimido para o lançamento. Estudantes do ensino médio (nível) usam garrafas PET e combustível líquido.

O gabarito das provas da olimpíada estará na página do evento no dia 12 deste mês. No dia 30 de agosto serão divulgados os nomes dos alunos que ganharam medalhas.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil