Senado aprova MP do Pronatec

14/05/2013 - 19h59

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (14) a Medida Provisória (MP) 593, que altera a lei do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para ampliar o número de beneficiários e ofertantes da Bolsa Formação Estudante. A MP permite às instituições privadas de ensino superior, profissional e tecnológico participarem voluntariamente do Pronatec.

No Senado, a matéria foi aprovada sem alterações em relação ao texto da Câmara, mas a MP foi transformada em projeto de lei de conversão porque recebeu alterações por parte dos deputados. Entre as emendas que modificaram o texto, os deputados aprovaram a que aumenta de 160 para 200 horas a carga horária mínima dos cursos que forem ofertados nas modalidades de educação profissional e tecnológica. Em função das alterações, a matéria segue agora para sanção presidencial.

A votação destrancou a pauta do Senado, de modo que o plenário terá condições de votar amanhã (15) a MP 595, a MP dos Portos, se ela for aprovada ainda hoje na Câmara. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a dizer que fará um esforço para possibilitar a votação, mas alertou que não fará “o que não for possível”.

“É evidente que o que for possível fazer nós faremos porque essa medida provisória é de interesse do País, mas nós não vamos fazer o que não for possível. Se esta Casa entender que não há como apreciar a MP, é evidente que nós não vamos apreciá-la, porque se há uma coisa que não pode continuar, é a Câmara dos Deputados mandar uma medida provisória faltando dois dias para ser estudada e votada pelo Senado Federal”, disse Renan aos demais senadores.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil