Mais de 2 milhões ainda não pagaram o Enem

28/05/2013 - 19h55

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Quase um terço dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não pagou a taxa de inscrição. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a taxa de R$ 35 ainda não foi paga por 2.181.145 candidatos ao exame. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.  

Mercadante disse que mais de um quinto dos inscritos no Enem deixou para se cadastrar no último dia. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 1.718.144 fizeram a inscrição ontem (27) até as 23h59, quando o prazo foi encerrado. "Isso de deixar para a última hora termina com problema. No ano passando, teve gente que deixou para a última hora e esqueceu o documento, deixou para sair de casa na última hora, chegou e portão já estava fechado. Para fazer um exame desse tamanho, tem que ter planejamento", ressaltou o ministro.

Ele alertou os que ainda não pagaram a taxa a fazer o pagamento, o mais rápido possível, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Esta edição do Enem teve 7.834.024 milhões de inscritos, número o de candidatos ao exame do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290. O site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em estabelecimentos privados de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil