Agropecuária foi o destaque do setor produtivo no primeiro trimestre

29/05/2013 - 10h48

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A agropecuária foi o destaque do setor produtivo brasileiro no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 9,7% na comparação com o trimestre anterior. Esse é o maior aumento desde o segundo trimestre de 1998, que havia sido de 13,9%.

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi ainda maior: 17%. Este crescimento, na comparação com o primeiro trimestre de 2012, foi o maior da série histórica do PIB iniciada em 1996. Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os fatores que levaram ao crescimento da agropecuária estão os aumentos das safras de soja, milho, fumo e arroz. De acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a soja deve ter aumento de 23,3% no ano, enquanto a produção do milho deve crescer 9,1%.

“Lembrando que a gente está comparando com um ano que foi muito prejudicado por fatores climáticos. O ano passado foi um ano muito ruim para a lavoura, com seca etc. Também houve um crescimento importante na soja, que representa 20% da lavoura”, disse a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na comparação com o último trimestre de 2012, houve crescimentos também nos setores de administração, saúde e educação públicas (0,8%), atividade imobiliária e aluguel (0,7%), comércio (0,6%), indústria da transformação (0,3%) e intermediação financeira (0,1%).

Já as maiores quedas foram observadas pelos segmentos de indústria extrativa mineral (-2,1%), transporte, armazenagem e correio (-0,9%) e outros serviços (-0,5%).

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil