IGP-DI sobe em maio e registra inflação de 0,32%

06/06/2013 - 9h56

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou inflação de 0,32% em maio deste ano. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a taxa é superior a observada em abril, quando foi registrada uma deflação (queda de preços) de 0,06%.

A alta do IGP-DI em maio foi provocada pela mudança no comportamento dos preços no atacado e por uma inflação maior do custo da construção. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede a variação dos itens no atacado, registrou uma inflação de 0,01% em maio, depois de registrar uma deflação de 0,39% em abril. O Índice Nacional de Custo da Construção passou de uma inflação de 0,74% em abril para uma taxa de 2,25% no mês seguinte.

Já o outro subíndice que compõe o IGP-DI, o Índice de Preços ao Consumidor, também registrou inflação, mas em ritmo menor do que em abril. A taxa dos preços ao consumidor passou de 0,52% em abril para 0,32% em maio. No ano, o IGP-DI acumula alta de 1,08%. Já a taxa acumulada em 12 meses é 6,2%, de acordo com a Fundação Getulio Vargas.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil