Brasil poderá ter voos diretos para Jamaica

13/06/2013 - 20h16

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os governos do Brasil e da Jamaica estão trabalhando nas negociações para que empresas aéreas ofereçam voos diretos entre os dois países. “Há um grande interesse em estabelecer essa aproximação em função do nosso passado, da identidade das nossas ações, desse forte componente afrodescendente”, disse hoje (13) o  ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, após reunir-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Exterior da Jamaica, Arnold Joseph Nicholson.

Nicholson disse que a Jamaica quer intensificar a aproximação entre os jovens dos dois países para estudos e intercâmbios universitários. Segundo Patriota, há dois aspectos que aproximam os jovens brasileiros e jamaicanos: a música e o esporte. “Aqui no Brasil somos todos admiradores do reggae, como os cantores Bob Marley e Jimmy Cliff, e também [o velocista] Usain Bolt é uma outra celebridade”

Esta foi a primeira visita do chanceler jamaicano ao Brasil. Em Brasília, Nicholson participou da inauguração da embaixada da Jamaica, que, segundo Patriota, era uma expectativa antiga do governo brasileiro. Ele também esteve com os ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com o Itamaraty, o comércio entre Brasil e Jamaica foi US$ 233,6 milhões em 2012, com aumento de 33,3% em relação a 2011. De janeiro a abril de 2013, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 75,8 milhões, valor 287% maior que o total apurado no mesmo período do ano anterior.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil