No Rio, manifestação contra o aumento das passagens ocorre sem incidentes

13/06/2013 - 21h10

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A manifestação de estudantes e trabalhadores contra o aumento das passagens do transporte público na capital fluminense chegou à Cinelândia, no centro da cidade, duas horas depois de percorrer parte da Avenida Rio Branco. A passeata começou por volta das 17h15, a partir do local onde os manifestantes estavam concentrados, na Candelária.

O protesto foi acompanhado de perto por policiais militares. Não houve depredação de lojas ou bens públicos ao longo do trajeto. Os manifestantes carregavam cartazes contra o preço das passagens e também criticando a opção de se investir grandes somas de recursos em obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Em frente ao Theatro Municipal, policiais militares fizeram um cordão de isolamento, para proteger o prédio, que é patrimônio histórico tombado.

Na Cinelândia foi feita uma votação, e os manifestantes optaram em continuar o protesto até o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Além dos estudantes, que formam a maioria dos participantes, muitos trabalhadores e até aposentados fizeram questão de estar presentes. “A passagem é muito cara, e o que a gente ganha não dá para cobrir. A gente não dá conta disso. Como é que nós vamos ficar?”, indagou a dona de casa Dirce das Graças Maciel.

O aposentado Sérgio Luiz Santos também fez questão de acompanhar os jovens. Segurando um cartaz com a frase: “Por favor, não me batam”. “Estou aposentado por invalidez. Eu adoro os jovens, e estou aqui em solidariedade a eles”, disse.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil