Manifestantes se dividem e ocupam Avenida Paulista, frente da prefeitura e Rodovia Raposo Tavares

18/06/2013 - 21h29
Daniel Mello*
Repórter da Agência Brasil
 
 
São Paulo – O protesto contra o aumento do transporte público em São Paulo, que estava concentrada em frente à prefeitura, dividiu-se e parte dos manifestantes deixou o local, dirigindo-se à Avenida Paulista, onde já ocupa todas as faixas da via. Há muitos manifestantes também na Praça da Sé.

A Rodovia Raposo Tavares, que liga a cidade de São Paulo ao interior do estado, também foi bloqueada, mas ainda não se sabe se esse protesto também é contra o aumento das tarifas do transporte público urbano. 

 
Em frente à prefeitura, alguns manifestantes, após tentar, sem sucesso, invadir a prefeitura, destruíram e atearam fogo a um carro da Rede Record. Uma agência do Banco Itaú, próxima à prefeitura, também teve a fachada depredada e todas as vidraças destruídas. Mais cedo, um grupo de ativistas tentou invadir a prefeitura. Os manifestantes ultrapassaram grades de ferro e derrubaram uma porta da entrada do prédio. Houve confronto com a Guarda Civil Metropolitana. 
 
Um grupo de manifestantes fez um cordão humano em frente à prefeitura para tentar evitar mais depredação na sede do Poder Executivo municipal. No entanto, várias vidraças da prefeitura continuaram sendo quebradas. 
 
Segundo a última atualização da Polícia Militar (PM), divulgada às 18h45, a manifestação contra o aumento do transporte público em São Paulo reúne cerca de 10 mil pessoas. A manifestação começou pacificamente na Praça da Sé. Além da reivindicação principal, pela redução do preço do transporte urbano, os manifestantes erguem faixas e cartazes com críticas aos gastos excessivos com as obras da Copa do Mundo e pedindo mais recursos para a saúde e a educação. 
 
 
*Colaborou Bruno Bocchini
 
Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil