Senad promove semana nacional para prevenir uso de drogas lícitas e ilícitas

19/06/2013 - 14h34

Da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, montou hoje (19) um estande na Rodoviária de Brasília para abrir a 15ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Segundo o secretário da Senad, Vitore Maximiano, a edição deste ano trabalha a educação na prevenção. “Queremos sensibilizar estudantes para que evitem o álcool e as drogas lícitas e ilícitas”, explicou.

“A questão da droga é algo complexo, envolve uma ação conjunta da família e do Estado. Queremos que os estudantes sejam informados dos efeitos e danos da droga”, disse o secretário nacional. De acordo com Maximiano, o consumo do álcool entre os estudantes é uma grande preocupação da Senad. “A prevenção envolve drogas, mas também o álcool, devido ao grande consumo dos nossos alunos, mais do que as drogas”, informou.

Maximiano disse que a ação é uma forma de dar visibilidade ao problema e destacar a importância da política de prevenção para o país. “Queremos exercer uma prevenção forte, para que haja uma redução do consumo de álcool e drogas ilícitas, onde o estado e a sociedade cumpram seu papel. Assim, vamos conseguir colher bons resultados".

A assistente social da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF), Fabrícia da Hora Pereira, disse que o objetivo da ação é reunir profissionais de saúde para fazer um trabalho voltado à população. “A perspectiva do trabalho aqui é fazer atividades que possam atender às famílias, tanto alertando contra o uso de álcool e drogas como esclarecendo dúvidas sobre a rede de saúde do GDF”.

A auxiliar operacional Maria do Socorro Rodrigues da Mata, de 52 anos, disse que vai levar para os cinco netos as cartilhas e as orientações que recebeu no estande. “Essa ação é importante sim. O papel da família é muito importante para que o jovem não se envolva com drogas”, garantiu.

A campanha ocorre em todo o país e vai até o dia 26. A ação na Rodoviária vai até as 15h e está montada no espaço cultural da Plataforma B, no piso inferior.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil