Vendaval e ondas viram barca e guindaste no Porto de Paranaguá

24/06/2013 - 12h11

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma balsa usada na reforma de ampliação do Porto de Paranaguá, no Paraná (PR), virou e afundou na madrugada de hoje (24), devido às ondas formadas a partir de uma rajada de vento de 80 quilômetros por hora. Junto com a balsa, usada para cravar estacas, afundou, também, um guincho com 1 mil litros de óleo no tanque, segundo a administração dos portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Outros 200 litros estão nos motores do flutuante.

Mergulhadores já fizeram a análise do local e, até o momento, não há qualquer registro de derrame de óleo no mar. Segundo nota da Appa, não há, também, risco de vazamento. Apesar disso, foram instaladas preventivamente barreiras de contenção nas imediações do acidente.

Um plano está sendo preparado pela administração portuária com o objetivo de retirar o óleo dos equipamentos. Em um segundo momento, será definida a estratégia para retirar todo o equipamento afundado. Segundo a Appa, como o acidente ocorreu em um local que está em obras, não haverá prejuízo para a navegação no local.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.