Rio recebe exposição de fotógrafo que contradizia a estética da antiga União Soviética

25/06/2013 - 18h53

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Depois de percorrer várias cidades do país, chega ao Rio de Janeiro a exposição que revela ao público brasileiro a obra do lituano Antanas Sutkus, considerado um dos maiores fotógrafos da antiga União Soviética e um dos mais expressivos do século 20. A mostra, com entrada franca, será aberta hoje (25), às 19h, para convidados, no Centro Cultural Correios, e poderá ser visitada de amanhã (26) até o dia 14 de julho.

São cerca de 100 imagens em preto e branco que trazem a marca do trabalho de um artista que contradizia a estética do regime comunista. Em vez do coletivismo das massas, Antanas Sutkus, criador da Sociedade de Arte Fotográfica de Vilnius, a capital da Lituânia, tinha como interesse principal a vida cotidiana, a expressão particular de cada um dos indivíduos.

“Cada imagem contém uma dose de subversão com a doçura do olhar deste fotógrafo excepcional”, disse o curador Luiz Gustavo Carvalho. De acordo com o próprio artista, no texto de apresentação da mostra, “problemas existenciais eram e continuam a ser o mais importante para mim”.

No Brasil, a exposição Antanas Sutkus: Um Olhar Livre já percorreu as cidades de Fortaleza, Salvador, Tiradentes (MG), Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e São Paulo. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro do Rio.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil