Norte-americanos preparam manifestações em apoio a Snowden

11/07/2013 - 8h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes de movimentos civis norte-americanos prometem para hoje (11) manifestações nas principais ruas de Washington (capital dos Estados Unidos) em apoio ao consultor Edward Snowden, que denunciou o monitoramento de dados de cidadãos – norte-americanos e estrangeiros - pelos Estados Unidos. Houve reações no Brasil e em vários países da América Latina e da Europa às denúncias e pedidos de informações às autoridades norte-americanas.

Os manifestantes organizaram marchas passando em frente às embaixadas da Bolívia, Nicarágua e Venezuela, seguindo depois para a sede do Departamento de Justiça norte-americano para protestar contra o que chamam de campanha de perseguição a Snowden e exigir o fim da espionagem.

Em comunicado, eles disseram que o objetivo dos atos é “agradecer” aos países da América Latina que ofereceram asilo político a Snowden e exigir que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é NSA) acabe com a “espionagem ilegal”.

Media Benjamin, um dos responsáveis pelos protestos, elogiou a disposição dos latino-americanos de reagir aos Estados Unidos. Michael Bochenek, da organização não governamental Anistia Internacional classificou de “deplorável” a pressão dos Estados Unidos para que os governos não concedam asilo político a Snowden.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto