Ferraço conversa com embaixador para tentar convencê-lo a ir ao Senado

15/07/2013 - 10h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), se reúne hoje (15), às 14h, com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, na sede da representação diplomática em Brasília. Ferraço disse à Agência Brasil que quer convidar pessoalmente o embaixador para prestar esclarecimentos ao Senado sobre as denúncias de espionagem envolvendo agências norte-americanas, cidadãos e autoridades brasileiras.

Na semana passada, Shannon recusou o convite para participar de audiência pública no Senado. “Pela Convenção de Viena [que rege as normas para os representantes diplomáticos estrangeiros no exterior], o embaixador não pode ser convocado. Vou tentar mostrar para ele a importância de participar da audiência e prestar esclarecimentos aos parlamentares”, disse Ferraço.

As denúncias de espionagem levaram o governo brasileiro a chamar o embaixador norte-americano para explicações e pedir informações aos Estados Unidos. Na semana passada, Shannon informou ao Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, que havia criado uma comissão de técnicos para examinar as denúncias e apurar o caso.

Por escrito, o embaixador dos Estados Unidos informou a Ferraço que não havia necessidade de comparecer ao Congresso, porque o governo norte-americano, por intermédio do Departamento de Estado, responderá às demandas das autoridades brasileiras.

Ferraço se disse disposto a tentar demover Shannon. “Até o momento as denúncias confirmam a constatação de uma situação”, disse à Agência Brasil o senador. Amanhã (16), a Comissão de Relações Exteriores do Senado ouvirá o jornalista norte-americano Gleen Greenwald, do jornal The Guardian, que denunciou no O Globo que o ex-consultor Edward Snowden tinha informações que comprovam a existência de um esquema de espionagem a cidadãos brasileiros na internet e de ligações telefônicas.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil