Feira divulga roteiros do turismo religioso

20/07/2013 - 18h19

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Católicos e pessoas interessadas em cultura têm a chance de descobrir o que têm em comum as cidades Serrinha (BA), Guaratinguetá (SP) e Natividade (RJ) na ExpoCatólica Rio. A feira apresenta opções de destinos de turismo religioso em todo país, entre hoje (20) e sexta-feira (26). A modalidade tem o potencial de atrair cerca de 15 milhões de pessoas, segundo o Ministério do Turismo.
 
Na feira, que ocorre paralelamente à Jornada Mundial da Juventude (o maior encontro de jovens católicos), os estados brasileiros disputam os turistas. São Paulo montou uma réplica da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o Pará trouxe a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré – a mesma do Círio de Nazaré – e a Bahia criou um cenário para visitantes sem sentirem na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

“Nós já sabemos que podemos incrementar o turismo religioso somente com os próprios baianos, mas estamos também de olhos nesses 15 milhões”, disse Weslen Monteiro, Diretor de Serviços Turísticos da Bahia. Segundo ele, Bom Jesus da Lapa – um dos principais destinos religiosos no estado, por suas grutas consideradas milagrosas – atrai milhares de romeiros e agora a estratégia é incentivar outros destinos.

“Serrinha fica linda enfeitada pelas luzes de velas acessas dos devotos”, destacou ele, sobre a Procissão do Fogaréu, que há décadas, reúne devotos na noite de Quinta-Feira Santa, quando também é encenada a Paixão de Cristo.

Pensando em levar mais turistas para o interior do estado, o Rio quer chamar atenção para a principal atração do município de Natividade: a réplica da casa de Nossa Senhora. Já em Itaboraí, na região metropolitana, são as cavalhadas que atraem visitantes, explica o secretário de Turismo do Rio, Ronald Ázaro. “Esperamos que os peregrinos da jornada voltem para conhecer esses lugares”, disse.

Em São Paulo, Guaratinguetá é a cidade onde nasceu Frei Galvão, canonizado em 2007. Lá diversos monumentos fazem referência a ele.

O turismo religioso, ou peregrinação, faz parte da vida religiosa de judeus, muçulmanos e católicos, explica o padre Valdeir Goulart, organizador da ExpoCatólica pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A expectativa dele é receber entre 50 mil e 60 mil visitantes por dia na feira, que também conta com estandes de serviços e artigos religiosos.
 
Com um investimento de R$ 1,4 milhão no evento, o Ministério do Turismo quer aumentar o número de destinos religiosos e os gatos de turistas. “Queremos uma melhor a rede hoteleira e gastronômica para atrair esse público, que não fica em hotel, mas na casa de pessoas e igrejas”, disse secretário nacional de Políticas do Turismo, Sandro Fernandes.

Além de incentivar o turismo, a feira reúne mais de 200 empresários reunidos em um só lugar. Em um dos estandes, a arquiteta Janice Dantas exibe projetos que atendem a especificações da Igreja e reformas. “Antes o padre ficava de costas e agora fica de frente. Isso fez que com as igrejas tivessem que adaptar o altar. A maioria das igrejas está adaptada, mas muitas não”, explica.

Para facilitar a organização das paróquias, a Theos Informática oferece programas de computador para passar a limpo registros de casamentos, batizados, além de movimentação do dízimo. “As dioceses têm de fazer todo o controle contábil específico, têm que prestar contas e pagar os impostos trabalhistas”, explicou o representante comercial Rogério dos Santos Rodrigues. Ao todo, são cerca de 3,6 mil igrejas atendidas, com expectativa de o número crescer ao final da ExpoCatólica. “Viemos conhecer possíveis clientes e também fechar negócios.”

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 18h para acréscimo de informações.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil