Reunião da SBPC começa hoje com mais de 250 atividades

21/07/2013 - 11h27

 

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Começa hoje (21), no Recife, a 65º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema central Ciência para o Novo Brasil, o encontro tem o objetivo de popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

A sessão de abertura está marcada para as 19h na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ocorrerá todo o evento. Na manhã desta segunda-feira (22), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, participa da conferência Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Trajetória Recente e Desafios.

O encontro vai até a próxima sexta-feira (26) e terá 266 atividades, com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros e gestores da área de ciência e tecnologia. A reunião contará com 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.

Entre os participantes da reunião estará o pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg. Ele fará uma conferência sobre mudanças climáticas na terça-feira (23).

O evento terá conferências com os temas Impactos das Células-Tronco no Tratamento da Insuficiência Renal Aguda; Amazônia Azul - A Governança Necessária; Novas Oportunidades para a Inovação em Fármacos; Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Trajetória Recente e Novos Desafios; e Impacto e Avaliação da Pesquisa. A programação completa da reunião está na página da SBPC.

Com o evento, serão realizadas também a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. Entre as atrações está o Circo da Ciência, projeto que faz parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). O circo vai apresentar experimentos de física, como alavancas, projetos de ilusão de ótica e a maquete de uma hidrelétrica em funcionamento.

A reunião da SBPC é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para área.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil